Alimente o cérebro de seu bebê durante a gravidez

Certos alimentos demonstraram afetar positivamente a memória e capacidade de aprender do  bebê, e outros podem dificultar o desenvolvimento adequado do cérebro.

 

Vou tentar ajudar a você para que obtenha o equilíbrio de nutrientes que seu bebê precisa, como o ácido fólico e a vitamina B12 para fazer glóbulos vermelhos, vitamina C para produzir colágeno, vitamina D para a construção óssea e zinco para o desenvolvimento do cérebro. Não precisa apenas tomar vitaminas, pois algumas faz doer o estômago, tente obter vitaminas através de uma refeição equilibrada ou fale com um profissional qualificado, um nutricionista,  para desenvolver um cardápio especializado para você.

Omega-3

O peixe, rico em ácidos graxos ômega-3, pode aumentar o poder intelectual do seu bebê. Em um estudo da Harvard Medical School, quanto mais as mães  comeram peixe, durante o segundo trimestre, maior os bebês obtiveram pontuação em um teste de desenvolvimento mental aos 6 meses de idade.

 

Esteja atento ao mercúrio

O peixe é bom para o cérebro do seu bebê, mas você precisa tomar algumas precauções. A contaminação por mercúrio em alguns peixes pode ser prejudicial. A Food and Drug Administration aconselha todas as mulheres grávidas a evitar o tubarão, o peixe-tanque, o rei mackerel e o espadarte completamente, uma vez que eles contêm os níveis mais altos. Algumas opções mais baixas de mercúrio: salmão, peixe branco, tilápia e camarão.

Frutas e vegetais

O produto contém antioxidantes, que são bons para o seu bebê. “Os antioxidantes protegem o tecido cerebral do bebê de danos”, diz a nutricionista Elizabeth Somer, RD, autora de Nutrição para uma Gravidez Saudável. Escolha produtos de cores fortes – como folhas verdes, papaia, mirtilos e tomates . Lembre-se de lavar cuidadosamente todas as frutas e vegetais, mesmo frutas que têm uma casca.

Evite o álcool

Embora a síndrome do álcool fetal esteja associada ao abuso intenso de álcool durante a gravidez, mesmo quantidades moderadas de cerveja, vinho ou licor podem prejudicar o cérebro de um bebê. O consumo leve a moderado pode levar a problemas de aprendizagem, atenção, memória e habilidades sociais.

Proteina

Seu corpo precisa de mais proteína agora para construir células e fazer hormônios para seu bebê em crescimento. Coloque alguma proteína: um smoothie de iogurte no café da manhã, uma xícara de sopa de feijão no almoço, manteiga de amendoim em biscoitos integrais para um lanche ou uma porção de carne magra (lombo e lombo são boas escolhas) no jantar.

Ferro

Sua ingestão de ferro precisa dobrar durante a gravidez, pois o ferro ajuda a fornecer oxigênio que mantém a vida ao seu bebê. O problema é que muitas mulheres já engravidam com deficiência . Se o bebê está privado de oxigênio no útero, sofre risco de um fraco crescimento  e apresenta menor QI . Peça ao seu médico para avalia-la sobre a deficiência de ferro. Em seguida, certifique-se de que sua dieta inclui alimentos ricos em ferro, como carne magra, frango, legumes e cereais.

Não ganhe muito peso

Ganhar muitos quilos durante a gravidez aumenta suas chances de um parto prematuro – e os bebês nascidos precocemente podem estar em desvantagem quando se trata de aprender. “A entrega prematura é um dos maiores fatores de risco para deficiência mental”, diz a Dra. Lise Eliot. “Existe um forte vínculo entre o peso ao nascer, o escore de QI e a realização escolar”. Qual é a conexão? Os bebês nascidos começam a perder a nutrição única que a placenta fornece, estão expostos a estímulos em que são normalmente protegidos no útero e são mais vulneráveis ​​a infecções. Para manter seu peso saudável, recomendo que fale com seu obstetra ou procure um nutricionista

 

Cuidado com o cozimento de alguns alimentos

A toxoplasmose, uma doença causada por um parasita encontrado na carne e nos ovos mal cozidos, produz sintomas semelhantes às da mãe, mas conseqüências potencialmente devastadoras para o bebê – incluindo cegueira, perda auditiva e retardo mental. Para ajudar a evitar isso:

Lave suas mãos, tábuas de corte e facas em água quente e com sabão antes e depois da preparação dos alimentos.
Cozinhe bem as carnes .
Nos restaurantes, não peça carnes raras
Evite ovos crus.

Fonte:By Sally Kuzemchak, RD, Photo by Aimee Herring from 

 

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Taciana Pessoa

Olá ,Bem Vindos! Meu nome é Taciana Pessoa, sou mãe e empreendedora. Criadora do blog SÓ MAMÃE FAZ . Vou dividir com vocês a experiência de ser uma mãe empreendedora, que trabalha em casa,faz exercícios, cuida da filha, da casa, faz comidinhas saudáveis,adora a família, faz lembrancinhas e organiza festinhas…afinal;

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1 Comentário

  1. Um ótimo existente na lista Ԁe Remédios para memória.

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