Café na Gravidez
Quem não gosta de um delicioso cafezinho? Muito bom, né? Mas você sabia que devemos ter cuidado com o consumo do café na gravidez?
A maioria das pessoas pensa que a cafeina está apenas no café. Entretanto, essa substância está também em refrigerantes de cola, chás de mate, chocolates e até em alguns medicamentos.
O QUE A CAFEINA PROVOCA NA GRAVIDEZ?
Na gravidez podemos nos sentir mais cansadas e com mais sonolência, mas cuidado! Segundo especialistas, o alto consumo de cafeina na gravidez aumenta em dobro o risco de aborto espontaneo, de parto prematuro, de atraso no crescimento do feto e de bebês com baixo peso.
O café pode estimular a acidez estomacal e causar incômodo na gravidez.
ENTÃO É MELHOR ELIMINAR O CAFÉ?
Reduzir bastante o consumo do café já basta. Isso quer dizer que se uma gestante tiver tomado uma xícara de café pequena por dia, o seu bebê não será prejudicado.
O consumo de cafeína em pequenas quantidades não trará problemas a uma gravidez, nem tão pouco para o desenvolvimento do bebê.
COMO SUBSTITUIR O CAFÉ?
Durante a gravidez é aconselhável que a mulher substitua a cafeína por ervas livres dessa substância como é o caso da camomila ou menta. Diminua o consumo do café aos poucos antes de engravidar e vá substituindo aos poucos por água, sucos naturais de fruta e leite.
Prefira sempre opções naturais e evite sempre bebidas industrializadas, cheias de açúcar e elementos químicos.
VEJA O VÍDEO SOBRE ESTE ASSUNTO: